Background

Com vocês no Bits: ELEN NAS


ARTE SONORA
Como conhecedora da PRAXIS a mais de 20 anos, posso dizer, sem medo de errar, que, a arte sonora é um exercício e, experimento, que objetiva, por um lado, compartilhar o grande estado de atenção e percepção que o músico trabalha tecnicamente, com as pessoas, através de obras que saiam dos padrões fechados e já estabelecidos para o espaço da música ao longo de muitos séculos.
Criar obras e experimentos interativos em que seja possível perceber, sentir, captar o som em suas qualidades de frequência, timbre, altura, camadas, possibilidades harmônicas e aguçamento da escuta, é também uma proposta de ampliar o "olhar" sobre o som.
"Olhar", sim, pensamos em imagens. Pensamos como apresentar visualmente um trabalho de arte sonora de modo a ampliar a escuta sob um determinado fenômeno.


Performance
A performance é um espelhamento do ser único, individual, num dado contexto. Trazer as pessoas para um contexto pensado poéticamente como narrativa da performance é lhes propor um mergulho no seu próprio - e talvez escondido - ambiente onírico.

Alguns Links:


INSTALAÇÃO

Levar a poética para ocupação do espaço é uma oportunidade que temos de lançar ao público o arrebatamento visual pela obra.

O som percorre o espaço e, os objetos nele dispostos convidam a um olhar expandido.

A tecnologia, é, para o som, como é o pincel e a tinta para quem pinta. Ainda assim, certamente quem pinta, pode compor uma obra sem utilizar suas ferramentas principais.

Desse modo, a instalação é um território livre de experimentação, visto que sempre tende a se moldar e adequar-se a um dado espaço.

Cada um elege os materiais, as cores, as texturas, os elementos, com que mais gosta de trabalhar,  e eu tenho elegido a construção de ambientes imersivos, fechados, para experimentações individuais e coletivas, num formato de laboratório, para investigação de novos recursos, ferramentas, desafios cognitivos e de linguagem.

Categories: Share

Blog Archive